segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Setor de compras

Tarefa 3 Carlos Augusto silva cunha 1. Quais são as funções do setor de compras? Resposta: receber as solicitações de compras dos setores realizar as cotações, analisá-las, decidir qual será o meio mais pratico e econômico para serem realizados as compras. 2. Ela sabe o perfil do profissional de compras que ela precisa? Não mais tem que ter Agilidade, conhecimento e poder de decisão. 3. Descreva-as respostas em detalhe, senão descreva como deveria ser e qual o tipo de profissional que deveria fazer parte do setor. Ser uma pessoa honesta, sincera e com bastante Agilidade, conhecimento e poder de decisão 2. Descreva como é o armazenamento dos produtos, se possível descreva os equipamentos que operam dentro do armazém e o formato do armazém. Todos os produtos devem ser armazenados de acordo com o seu uso, os que são usados com freqüência sempre o mais próximo possível e em local de fácil acesso e assim por diante. 3. Como é feito o inventário da repartição? Descreva como ele é executado. Saber quanto foi comprado e utilizado dentro do ano para não executar compras de materiais e que se percam produtos e suas respectivas garantias, evitando o desperdício e mau uso do dinheiro publico. 4. Qual (is) modelo(s) quantitativo(s) (dos apresentados na apostila) poderia(m) auxiliar a tomada de decisão nos processos logísticos? Justifique.

Pesquisas maostrais do IBGE

Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal Pólo/Turma Ilicinea-turma A Tutor (a): Lillian cherrine Aluno (a): Carlos Augusto silva cunha Tarefa 3 pesquisas institucionais e amostrais do IBGE Carlos Augusto Em nosso país temos a grata surpresa de contarmos com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que é o principal provedor da coleta dados e informações, bem como de colocá-los em linguagem inteligível para que gestores possam utilizá-los, ferramentas imprescindíveis que são, atendendo as necessidades tanto de órgãos privados e da sociedade civil, mas principalmente os organismos da esfera governamental (federal estadual e municipal). Sabemos nós que estatísticas sócio-econômicas e demográficas, construção de mapeamentos e análises geográficas são e sempre serão ferramentas e ou elementos norteadores para o diagnostico, monitoração do moto perpetuo que rege dinâmica econômica, demográfica, social e política, das transformações demandadas pela sociedade, bem como fornecer bases fundamentadas em indicadores, que irão pautar as ações de planejamento, tanto na área pública quanto na iniciativa privada, assim contribuindo para o processo de consolidação de nossa cidadania. As atividades de Coletar, armazenar, analisar e disseminar informações que descrevam de forma adequada a realidade brasileira, em suas múltiplas dimensões, constituem na tarefa básica da produção técnica do IBGE. No caso do Brasil a importância do IBGE, torna-se mais evidente devido as dimensões continentais, regrada por fortes desequilíbrios inter-regionais que maculam a grandeza que deveríamos ostentar com orgulho. Citemos o resumo de suas principais pesquisas: 1. “censo ou recenseamento de ordem demográfica: È um tipo de pesquisa sobre a população, que possibilita ao agente recolher informações variadas,porém focando no material humano das localidades, tais como o número total de habitantes, o número de habitantes por sexo, idade,fonte de renda(se assalariado,meeiro,ou empreendedor),normalmente realiza-se de dez em dez anos, tendo um censo parcial como elemento intermediário a cada cinco anos. 2.A “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD): È uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),dentro do próprio censo porém com elenco de perguntas mais abrangentes, que visam dar um panorama mais acurado e profundo dos domicílios brasileiros, assim sendo devido a multiplicidade espectral de seu foco e a enorme gama de seus propósitos,vai as fundo na investigação das diversas características socioeconômicas da sociedade, Tais como: população(taxa de natalidade,e crescimento etc.), educação(numero de matriculados, em quais series,evasão escolar,tempo de permanência na escola etc.), trabalho(formal, informal,assalariado,meeiro etc.), rendimentos(quantidade de salários percebidos),morbidade(nascimentos e mortes por milhão), habitação(condições de habitabilidade),saneamento básico previdência social(se é contribuinte ou não), migração(grau de mobilidade populacional), fecundidade(numero de filhos por mulher), nubentes, saúde(tipos de doenças que mais assolam aquele núcleo populacional,etc.), nutrição etc., 3.A “Pesquisa Mensal de Emprego:È aquela que Produz indicadores mensais fazendo investigações censitárias sobre a força de trabalho, permitindo assim ao gestor avaliar de forma pragmática as flutuações e as tendências do mercado de trabalho, a curto médio e longo prazo, na área de sua abrangência, constituindo-se como um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica momentânea e dinâmica de uma globalização sobre esse mercado,bem como ser ferramenta das mais importantes ao Planejamento socioeconômico do País. 4. “Principais Conceitos da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED): é um levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente, desde 1984, na Região Metropolitana de São Paulo, em convênio entre a Fundação SEADE e o DIEESE. Em parceria com órgãos públicos locais, a pesquisa foi implantada em outras regiões, sendo realizada, atualmente, no Distrito Federal e nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre, Recife, Salvador e Belo Horizonte, além de Belém, onde deverá ser retomada em breve.” 5. “Pesquisa de Orçamentos Familiares: A população pesquisada é composta pelas famílias e pelas pessoas moradoras nos domicílios selecionados para a pesquisa. A POF Investiga principalmente: as características dos domicílios (número de cômodos, abastecimento de água, instalação sanitária, total de famílias e moradores, alugado ou próprio, etc.), famílias (total de recebimentos, origem destes recebimentos, sexo do chefe da família, nível de instrução, ocupação, número de componentes das famílias, etc.) e das pessoas; os hábitos de consumo - despesas e quantidades de produtos e serviços efetivamente pagos em dinheiro; as origens dos recebimentos, isto é, fontes de renda: trabalho; O período de realização da POF é de 12 meses. Desta forma, além das despesas realizadas continuamente, durante todo o ano, será possível obter informações sobre certas despesas que se tornam maiores devido às estações do ano (agasalhos no inverno, refrigerantes no verão, material escolar em março, dentre outras) A POF é importante para diversos tipos de estudo, como por exemplo: de consumo, despesas e recebimentos das famílias; de condições de vida das famílias; de composição das famílias (idade, educação e outros atributos de seus componentes); hábitos de consumo; locais de compra.” 6. Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) surgiu no bojo deste processo, isto é, fornecer informações que subsidiem o planejamento municipal, além de propiciar um conhecimento maior dos processos que vêm ocorrendo na escala local por parte dos governos (locais, estaduais e federais), universidades, sociedade civil, etc. 7. “Pesquisa assistência Médica Sanitária: investiga todos os estabelecimentos de saúde existentes no País que prestam assistência à saúde individual ou coletiva, públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, em regime ambulatorial ou de internação, incluindo aqueles que realizam exclusivamente serviços de apoio à diagnose e terapia e controle regular de zoonoses, com o objetivo básico de revelar o perfil da capacidade instalada e da oferta de serviços de saúde no Brasil.” 8. “Pesquisa Nacional de Saneamento Básico: Reúne parte dos resultados da pesquisa sobre a oferta e a qualidade dos serviços de saneamento básico no país, com base em levantamento realizado junto às prefeituras municipais e empresas contratadas para a prestação de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e limpeza urbana e coleta de lixo, nos 5 507 municípios existentes na data da pesquisa.” FONTES: http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/prestacaodecontas/relatgestao2004.pdf http://www1.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#pesquisas http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:4HwRzio-NjgJ:www.ibge.com.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php%3Fid_noticia%3D844%26id_pagina%3D1+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:i5JtTpYTsdIJ:www.ibge.gov.br/confest_e_confege/pesquisa_trabalhos/data.php+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ngMLNfazSuoJ:www.comciencia.br/comciencia/index.php%3Fsection%3D8%26edicao%3D33%26id%3D386+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=related:www.nescon.medicina.ufmg.br/ceabsf/ambiente/modules/biblio_virtual/bead/imagem/2012.pdf+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&tbo=1&sa=X&ei=r1xZTOmaDcySuAebuuXDCg&ved=0CEMQHzAI http://www.ibge.gov.br/comite_estatisticas_sociais/metadados_ibge_gestao.php http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/default.shtm

Questionario-licitações

Tarefa 3 Carlos Augusto silva cunha 1. Quais são as funções do setor de compras? Resposta: receber as solicitações de compras dos setores realizar as cotações, analisá-las, decidir qual será o meio mais pratico e econômico para serem realizados as compras. 2. Ela sabe o perfil do profissional de compras que ela precisa? Não mais tem que ter Agilidade, conhecimento e poder de decisão. 3. Descreva-as respostas em detalhe, senão descreva como deveria ser e qual o tipo de profissional que deveria fazer parte do setor. Ser uma pessoa honesta, sincera e com bastante Agilidade, conhecimento e poder de decisão 2. Descreva como é o armazenamento dos produtos, se possível descreva os equipamentos que operam dentro do armazém e o formato do armazém. Todos os produtos devem ser armazenados de acordo com o seu uso, os que são usados com freqüência sempre o mais próximo possível e em local de fácil acesso e assim por diante. 3. Como é feito o inventário da repartição? Descreva como ele é executado. Saber quanto foi comprado e utilizado dentro do ano para não executar compras de materiais e que se percam produtos e suas respectivas garantias, evitando o desperdício e mau uso do dinheiro publico. 4. Qual (is) modelo(s) quantitativo(s) (dos apresentados na apostila) poderia(m) auxiliar a tomada de decisão nos processos logísticos? Justifique.

Analise critica do portal da transparência

Curso: Curso de Especialização em Gestão Municipal – Turma A – Ilicínia Disciplina: Gestão tributaria Tutor (a): Edilene Rodrigues Calixto Gonzalez Aluno (a): Carlos Augusto silva cunha Tarefa 2- Analise critica do portal da transparência. Através de uma leitura sistemática do portal da transparência do município de três corações, no que concernem as informações da LOA (A lei orçamentária anual, estima as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e fixa os gastos a serem realizados com tais recursos), e da LDO (A lei de diretrizes orçamentárias orienta a elaboração e execução do orçamento anual e trata de vários outros temas, como alterações tributárias, gastos com pessoal, política fiscal e transferências da União, e outras leis que fazem parte da gestão publica, inseridas que estão na lei de responsabilidade fiscal, podemos chegar à conclusão de que as informações ali inseridas condizem com a realidade e são fieis as contas municipais, tanto do executivo quanto do legislativo. Na busca por informações que embasassem o teor critico do que aqui escrevemos tivemos o cuidado e acessar o portal da transparência do governo federal, onde pudemos observar que todos os lançamentos orçamentários do município de três corações estão devidamente documentados, e aprovados pelos organismos competentes, ou seja, tribunal de contas do estado (TCE), e TCU (tribunal de contas da união). Podemos ver ali também o cuidado quando do lançamento das verbas orçamentárias sejam próprias (geradas no município), de transferências intergovernamentais ou emendas de parlamentares, divididas por secretarias, destinações, entidade bancaria, e em que conta cada verba esta depositada. No portal da transparência podemos também seguir a rotina dos depósitos e retiradas de recursos das contas publicas, bem como também o percentual do total destes recursos utilizados com pessoal, pois existe um limite legal para tal. Aqui um fragmento do portal da transparência municipal como exemplo. Tributos Arrecadados (Art.2; I) Exercício: 2011 Período; Setembro Receita Código No período Ate o período IPTU - PREDIAL 1.1.1.2.02.01 314.846,81 2.903.563,92 IPTU - TERRITORIAL 1.1.1.2.02.02 41.976,76 582.303,01 IRRF - RETENCAO PESSOAS FISICAS 1.1.1.2.04.10 6.192,47 49.532,06 IRRF - RETENCAO PESSOAS JURIDICAS 1.1.1.2.04.20 1.266,71 13.740,29 IRRF - FOLHA PAGAMENTO 1.1.1.2.04.31 99.647,43 1.174.706,49 ITBI - URBANO 1.1.1.2.08.01 47.115,88 560.330,61 ITBI - RURAL 1.1.1.2.08.02 12.570,94 141.292,19 ISS - PROPRIO (VARIAVEL/HOMOLOGADO) 1.1.1.3.05.01 182.660,59 1.686.745,56 ISS - FIXO 1.1.1.3.05.02 3.038,45 86.500,82 ISS - ESTIMATIVO 1.1.1.3.05.03 2.567,18 28.445,27 ISS - SIMPLES NACIONAL 1.1.1.3.05.04 41.619,75 324.597,34 ISS - RETIDO 1.1.1.3.05.05 241.991,08 2.045.273,05 Podemos então concluir que é de suma importância a existência no âmbito da administração publica do portal da transparência, para que o cidadão e a sociedade tenham ciência das ações administrativas envolvendo a planificação orçamentária do município, e que tanto a lei orçamentária anual (LOA), quanto à lei de diretrizes orçamentárias (LDO), tem seus cronogramas seguidos regiamente como manda a lei de responsabilidade fiscal.

Redes de cooperação local

Curso: Curso de Especialização em Gestão Municipal – Turma A – Ilicínia Disciplina: Gestão de redes de cooperação local Tutor (a): Edilene Rodrigues Calixto Gonzalez Aluno (a): Carlos Augusto silva cunha Atividade 3. Vamos agora analisar mecanismos e instrumentos de gestão de uma rede pública de cooperação local para prestação de serviços de intervenção e de serviços sociais. O objetivo é identificar mecanismos e instrumentos de gestão a serem implantados em uma rede de cooperação local para prestação de serviços de intervenção e de serviços sociais. Orientações específicas Responda às questões a seguir. Em caso de dúvida, faça uma releitura das seções Redes para prestação de serviços sociais, Prestação de serviços de disponibilização de infraestrutura, e Redes de prestação de serviços de intervenção do Estado, em particular dos conteúdos que tratam da prestação de serviços de intervenção e de serviços sociais. Considere a associação da rede analisada como uma ONG ambiental municipal ou setorial, estudada na Atividade 2. a) Quais mecanismos das redes sociais deveriam ser implementados? Justifique. R: São as redes sociais estruturas de cunho eminentimente social, que teem em sua composição basica pessoas e/ou organizações, conectadas entre si ,por um ou vários tipos de relações ou nós, e que por isto partilham demandas, valores e objetivos comuns, esta seria uma das caracteristicas ou mecanismos a serem implementados. Sabemos que uma das características fundamentais quando da definição das redes sociais é a grande abertura e porosidade ou seja ;o poder de absorção de novos atores o que possibilita relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre todos os participantes,com isto em uma possivél e necessaria associação da rede por mim analisada(CIS-SUL),com uma ONG ambiental os principais principios a serem implementados seriam os pontos de aderencia que norteiam ambas as organizações. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede socio-economicas é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes de cooperação, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social,e portanto uma maior consciencia ambiental. b) Quais ferramentas seriam as exigidas para essa associação. R: Com base na realidade observada, a exigencia do desenvolvimento de novas estratégias para a manutenção, sobrevivência e maximização de ganhos operacionais, que são a razão da associação da rede cis-sul com a ONG ambiental sala verde, buscando uma modelagem de governança cooperativa e de trabalho conjunto. Destacamos nesse novo modelo proposto a gestão organizacional em forma de coordenação caracterizada por sistemas sociais formais (respaldados por leis), que interagem cooperativamente entre seus participantes, estimulando interações que promovem interdependências, aumentando o nível informal de comunicação, facilitando a transferência de conhecimentos tácitos técnicos operacionais, elevando o nível de confiança e, conseqüentemente, permitindo que os mecanismos sociais sejam mais eficazes na obtenção de seus objetivos. O conceito de redes aparece como chave cognitiva privilegiada na compreensão das mudanças de grande magnitude que ocorrem nas esferas políticas, econômicas e sociais. Alguns pré-requisitos para a formação de redes são apresentados a seguir: 1) No plano social, a preexistência de um conjunto de organizações e/ou associações criadas para a consecução de propósitos específicos; 2) No plano estatal, a preexistência de um conjunto de órgãos instituídos para a consecução de propósitos específicos, distribuídos por esferas e setores de governo relativamente estanques; 3) Situações-problema complexas identificadas; cujo enfrentamento requer intervenção por agente intersetorial ou interorganizacional; 4) Formação de uma articulação visando formas de atuação conjunta e à cooperação de diversos esforços voltados ao enfrentamento da situação-problema, sem prejuízo da autonomia de cada uma das unidades integrantes da rede; 5) Manutenção da identidade e prosseguimento das atividades específicas de cada unidade integrante da rede. (MINHOTO; MARTINS, 2001, p. 92).

redes de cooperação

Curso: Curso de Especialização em Gestão Municipal – Turma A – Ilicínia Disciplina: Redes de cooperação Tutor (a): Edilene Rodrigues Calixto Gonzalez Aluno (a): Carlos Augusto silva cunha Tarefa 2-Elaboração e analise de projetos, projeto de duplicação da rodovia rio-petropolis. Não há como fazer uma analise do atual projeto de duplicação da subida da rodovia rio-petropolis,sem compara-la quando de sua inauguração. Pelos idos de 1926, o presidente da República, Washington Luís, declarava à Nação que "governar é abrir estradas, num país em que, em 1927, tinha 93.682 automóveis e 38.075 caminhões. O Distrito Federal e o Estado do Rio de Janeiro somavam 13.252 automóveis e 5.452 caminhões. A estrada Rio-Petrópolis constituiu-se numa das prioridades, notadamente pelo fato de a imprensa fazer pesadas críticas pelo abandono do caminho à Cidade Imperial. Não era para menos: as enxurradas de dois verões levaram a areia e o saibro de macadame da serra, enquanto a tabatinga da Baixada abria-se em sulcos intransitáveis. Um dos jornais comentava o retrocesso, naquela época em que as baratas, cupês e cabriolés voltavam a subir, a bordo dos vagões da Leopoldina. A picareta, a pá, a enxada e as carrocinhas de burros eram os instrumentos de trabalho, numa fase de surto de malária na Baixada, sem esquecer o frio da serra de Petrópolis. Os operários ocupavam improvisados alojamentos no alto da montanha. Com oito metros de largura de plataforma, a Rio-Petrópolis era inaugurada pelo presidente Washington Luís, em 25 de agosto de 1928, ao lado de seis ministros e de autoridades regionais. No dia seguinte, domingo, nada menos do que 1 783 carros passavam pela estrada, levando um cronista social a compará-la a uma Avenida Central, devido às enormes filas, vagarosas. Dois dias depois, numerosos caminhões assustavam os usuários, temerosos dos perigos das alturas. Três anos adiante, os 22 km da serra começavam a receber revestimentos de concreto. Três viadutos venceram as profundas grotas existentes, pela ousadia com que conduziram o concreto desfiladeiro abaixo. O projeto atual dentro das mais modernas tecnicas de construção viaria, pretende novamente ser um marco da engenharia sul americana. Essa duplicação atenderá às exigências da ANTT quanto ao padrão de estrada Classe I-A montanhosa. Além disso, de sua metade para cima (sentido Rio - Petrópolis), após o Belvedere, para a fauna, flora e socioeconômica, ela é de fato uma eliminação do fluxo de mais de 20.000 carros diários, porque o projeto prevê um túnel de 5 km que substituirá 11 km da subida atual, encurtando a viagem em mais de 25%, e eliminando da paisagem os impactos ambientais do ruído, dos riscos de atropelamento, do afastamento dos animais e reduzindo significativamente a poluição. O atual projeto de duplicação da rodovia 040 no trecho entre o rio de janeiro e Petrópolis, de acordo com o que foi por nós pesquisado, buscou através de ampla discussão no seio da sociedade, bem como nas assembléias legislativa estadual e municipal dirimir todo e qualquer fator de risco que pudesse colocar em cheque o empreendimento. Para tanto foram feito estudos de viabilidade econômica pela empresa concessionária concer, de impacto ambiental pelo ministério do meio ambiente, etc. Quanto ao impacto ambiental, buscou-se avaliar o impacto ambiental de se trocar o cenário visto na atualidade, uma estrada estreita e sinuosa construída há 82 anos, por outro cenário, no qual a subida da serra será feita por uma estrada mais segura, confortável e, acima de tudo, atendendo aos requisitos das normas no Brasil. Assim, as conclusões, avaliações, comparações, alternativas, medidas mitigadoras e programas de monitoramento propostos devem considerar esses fatos. Esta avaliação de impactos ambientais é a avaliação entre dois cenários, nos quais a atividade em análise  20.000 veículos subindo a serra  já existe em ambas as situações. Na situação proposta pela CONCER, a subida se dará por uma estrada que reduz o impacto atual de forma significativa. O projeto vai ao encontro da redução da interferência humana sobre a paisagem, agregando uma quilometragem talvez recorde de túneis em termos relativos, que vai causar um impacto final positivo na fauna, flora e socioeconômica da sua área de influência. A Nova Subida da Serra, em síntese, pode ser encarada ela própria como uma mitigação da situação existente na paisagem da região, um impacto ambiental positivo para o grande corredor da Mata Atlântica. Tal projeto é audacioso e visa diminuir em até 20 minutos o trajeto entre as duas cidades, com mais segurança, propiciando assim um beneficio extraordinário a mais de dois milhões de motoristas que por ali trafegam. A obra teve seu inicio planejado para março de 2011, e prazo de finalização para o fim de 2013, a um custo total de mais ou menos 670 milhões de reais. Dentro da aspiração do governo brasileiro, já sacramentada de sediar a copa do mundo (2014), e as olimpíadas (2016), a melhoria da mobilidade urbana se fez urgente dentro do planejamento estratégico, vindo este projeto de encontro às necessidades da cidade que é nosso principal endereço turístico (rio de janeiro), bem como a região serrana por seu apelo histórico que remonta a era imperial do país. Portanto podemos afirmar que em termos de planejamento o projeto cumpre todos os requisitos físicos, materiais, ambientais de normatização normalização, exigidos pela legislação através do DENIT e da ANTT, não necessitando da colocação de nenhum apêndice por nós. Obs.: Os dados históricos da rodovia tiveram como fonte de pesquisa o site Wikipédia/rio-petropolis, e os técnicos do site da concessionária (concer.com. BR).

projeto de renovação de frota

Curso: Curso de Especialização em Gestão Municipal – Turma A – Ilicínia Disciplina: Elaboração e avaliação de projetos Tutor (a): Edilene Rodrigues Calixto Gonzalez Aluno (a): Carlos Augusto silva cunha Tarefa 3-Projeto de renovação de frota da secretaria de obras publicas e da secretaria da agricultura da cidade de três corações. Situação-problema; Estas duas secretarias responsáveis por serviços de construção e conservação de obras estruturais no âmbito municipal, tais como construção e reformas de escolas, pontes, pontilhões, terraplanagens, aterros desaterros, asfaltamento de vias publicas, conservação de estradas rurais e operação tapa buraco, e de galerias pluviais. Para tanto conta com uma frota de maquinas, equipamentos e caminhões a beira do sucateamento. São veículos com media de idade superior a 30 anos, que em muito oneram os custos com manutenção, o tempo de parada por avarias devido à dificuldade para a aquisição de peças para veículos já fora de linha. Um diagnostico feito com base em dados do setor de compras, estipula gastos em torno de dois mil reais por veiculo/mês, devido a precariedade que se encontram, gastos estes que podem ser minorados em até 40%%, com a aquisição de nova frota, segundo dados da empresa engecompany, (acessória para gestão de frota). Assim fica fácil chegarmos a conclusão de que não haverá resistência ao projeto,já que o mesmo desonerara os cofres públicos, a curto médio e longo prazo. A isto tudo se soma o dispêndio á maior de combustível e outros insumos, devido à dificuldade de se programar os procedimentos de manutenção necessários a maximização de utilização dos veículos e equipamentos. O projeto tem como origem a secretaria de governo do município, em parceria com a secretaria de controle interno e secretaria do planejamento, que de posse dos indicadores dos custos para a utilização da frota atual, optaram pela renovação, com a aquisição de equipamentos novos, dentro da linha de planejamento do governo estadual, que através do BDMG, disponibiliza linhas de credito nos projetos somma maq., e somma infra, específicos para a aquisição de maquinas e equipamentos e obras de infraestrutura. Como plano B para estas aquisições já existe também uma nova modalidade já aprovada pelo TCU,de aluguel com prazo determinado com posterior doação do bem para o município, modalidade que em muito suplanta a mera terceirização. O objetivo deste projeto capitaneado pelo senhor prefeito, é através dos estudos já realizados pela secretaria do planejamento, tais como a gestão de riscos, metodologias de controle, analise de viabilidade econômica, gerenciamento e posterior apresentação dos resultados obtidos, e assim desonerar os cofres públicos de gastos desnecessários com uma manutenção hoje inepta, pela má qualidade tanto dos veículos bem como a falta de treinamento e qualificação da maioria dos profissionais envolvidos nas tarefas. Para dirimir este nó critico se buscará parcerias com as concessionárias vencedoras das licitações, para que ofereça cursos de treinamento sobre os novos equipamentos a toda equipe, tanto operacional (motoristas, operadores de maquinas e mecânicos), quanto da área administrativa, (almoxarifes, chefes de serviços, etc.) Após reunião inicial para colocação dos tramites necessários a implementação do projeto, ficou definido a montagem de um processos licitatório para a compra de dez caminhões caçamba com capacidade para nove toneladas liquidas, duas moto -niveladoras, duas pás carregadeiras,uma acabadora asfáltica,que segundo dados preliminares estão orçados em mais ou menos oito milhões de reais, que poderão serem adquiridos pelo município mediante uma contrapartida de 10%,prazo de 180 meses para o pagamento, 36 meses de carência,atualização pela TJLP e juros de 4% ao ano. O projeto tem em sua assertiva e como objetivo máster plenamente justificado, a ampliação de toda população urbana e rural do município, com a prestação de serviços de mais qualidade a todos. Ficou também estabelecido que toda documentação deste projeto de renovação estará sobre a supervisão da secretaria de controle interno do município, que procurará adequar todos os processos aos requisitos pedidos pelos órgãos financiadores,caso houverem. O projeto segundo a decisão do senhor prefeito tem o prazo de 90 dias a contar da liberação dos recursos para ser totalmente implementado.