terça-feira, 9 de agosto de 2011

o Brasil por suas dimensões continentais sempre esteve envolvido em projetos macro, talves por isso o liberalismo quando se mostrou por aqui foi de maneira bastante timida,o Estado cria programas que no papel são os melhores do mundo, mas na sua execução são uma das maiores fontes de roubalheira do país, por isso vale citar:
"O Welfare State surgiu nos países europeus devido à expansão do capitalismo após a Revolução Industrial e o Movimento de um Estado Nacional visando a democracia. Segundo (DRAIBE: 1988, 21) “seu início efetivo dá-se exatamente com a superação dos absolutismos e a emergência das democracias de massa.” O Welfare State é uma transformação do próprio Estado a partir das suas estruturas, funções e legitimidade.

Ele é uma resposta à demanda por serviços de segurança sócio-econômica. Marta Arretch (1995: 11) diz que com a industrialização surge a divisão social do trabalho, isto implica num crescimento individual em relação à sociedade.

Desse modo, os serviços sociais surgem para dar respostas às dificuldades individuais, visando garantir a sobrevivência das sociedades".

E ainda salienta: “As medidas de proteção aos pobres foram progressivamente deixando de tratá-los indistintamente, isto é, passaram a surgir políticas de atenção à heterogeneidade da pobreza” (1995:11).

Fonte(s):

Nenhum comentário:

Postar um comentário