terça-feira, 9 de agosto de 2011

Matriz

 A republica no Brasil teve como ponto inicial o final do século XIX e inicio do século XX(1889), este período traz a baila um espectro riquíssimo de informações e debates históricos.
Primeiro veio a republica dos marechais, que logo deu lugar, a republica de grupos oligárquicos, que se valiam da pouca participação da sociedade nos processos eleitorais, bem como em mecanismos antidemocráticos criados para evitá-los, cito: Ter uma determinada quantia em dinheiro, provar ser uma pessoa de bem, excluir da votação, negros e mulheres.
Era, portanto uma republica excludente que ia na contra mão dos verdadeiros ideais re O Brasil e a matriz liberal-2
A primeira republica
Estudos avançados realizados por grandes historiadores nos trazem a indicação de que o fim da monarquia não representou as transformações de peso e urgentemente necessárias no âmbito social Brasileiro. Vejamos o caso histórico dos escravos, ganharam a liberdade, mas foram jogados para fora das fazendas, rumando para as cidades onde engrossariam a legião de miseráveis que ali já habitavam. A constituição republicana, de 1891, não buscou em seu conjunto de leis e artigos empreender qualquer  projeto que ao menos vislumbrasse em qualquer época a inclusão social e econômica dessa população, já marginalizada e estigmatizada. Ao mesmo tempo, esta república foi marcada pelo predomínio das elites mineiras e paulistas, agro-exportadoras  no poder.
Enfim a matriz liberal/republicana era apenas de fachada. 

A primeira republica ou republica velha/matriz liberal
Criou-se um novo e excludente sistema eleitoral que havia extinguia o voto censitário, como um dos pré-requisitos para o que se pudessem exercer de forma plena os direitos políticos. Colocava também, a proibição do voto dos analfabetos, o que por si só tirava do processo um grande numero de cidadãos visto que o acesso a escola era um privilegio das elites.
Então podemos concluir que esses cenários juntamente com a falta de legislação e fiscalização eleitoral tornavam as eleições campo férteis para as falcatruas e fraudes. Contextualizando tudo que esse cenário nos mostra podemos perceber que, o regime republicano gerou no âmago das tradições irrigadas pelos ainda detentores do poder, senhores de terra e engenhos, acostumados a fazer valer suas vontades através da força coercitiva de jagunços, poderio financeiro e conivência do aparato policial, o não reconhecimento pelas populações marginalizadas. Neste cenário surgiram em todo país uma serie de movimentos revoltosos.
Entre os mais famosos a guerra de canudos (Bahia), e a revolta do contestado (santa Catarina), podemos ver por esse fragmento que ate esse momento a republica liberal no Brasil não cumpria para com suas metas, que a meu ver seria a melhoria do estado de toda sociedade, ao contrario continuava a beneficiar os mesmos barões do período monárquico.
Bom seria se qualquer que fosse a matriz político, social e econômica, o homem ou aprendesse que a solidariedade, vale muito mais do que qualquer riqueza acumulada, ou qualquer pensamento filosófico, para todos paz e tranqüilidade.
Verdadeiramente não podemos demonizar uma matriz e endeusar outra, porém onde foi implantada a matriz liberal, sempre houve mesmo que com alguns desvios, mais liberdades individuais, e a livre concorrência de mercado.
É ainda estarrecedor ver pessoas sendo assassinadas ao tentar romper o muro de Berlin, ou milhares de pessoas morrendo afogadas ao tentarem deixar o paraíso cubano rumo aos EUA.
São todos maus? Certamente que não apenas desvirtuaram o que Marx e engels preconizavam, um governo de todos para todos, e o povo comprou peixe estragado de Fidel, Lênin, Stalin,Agostinho neto,e outros pilhadores da ignorância humana.
na contramão do que acontece hoje em um mundo globalizado em que todos os governos buscam novas formulas de inserimento na comunidade internacional, angola retroage, seria esta o sonho de Agostinho neto ou de Jonas savimbe,veja o que diz abaixo o embaixador Hermann Cohen:
"A supressão do setor privado e da sociedade civil é típica do ponto de vista marxista-leninista de Governo. E o MPLA vem dessa tradição marxista-leninista e portanto não é uma surpresa", adiantou Cohen.
O diplomata americano não crê que Angola regresse, a curto prazo, a uma democracia real, até porque não é esse, neste momento, o fenômeno prevalecente em África. E explica que a "democracia quer dizer que as pessoas que estão no poder aceitam o risco de perder uma eleição."
E, neste momento, "não há virtualmente nenhum país em África em que as pessoas no poder aceitem o risco de perde as eleições. Podemos falar do Benin e do Gana, mas não vejo mais nenhum país africano, incluindo a África do Sul e o Botsuana, onde quem está no poder aceite esse risco".
Sobre o papel da União Africana na promoção da democracia, Hermann Cohen disse que a "a União Africana é um clube de presidentes e eles apóia uns aos outros."
Saindo de um sistema imperialista cujo o soberano tudo podia, e que quando criou uma falso sistema legislativo se pôs como detentor moderador, não é difícil imaginar a seqüência dos fatos históricos que se seguiriam em torno do liberalismo/capitalista no Brasil.
Foi durante esse período, que se  exacerbou o problema da exclusão que chegou as populações campesinas e também na das áreas urbanas.
Houve neste período o surgimento de uma nova figura neste cenário, os cangaceiros, que não reconheciam nenhum tipo de autoridade, cujo maior  representante foi Virgulino ferreira, o lampião. Nos grandes centros urbanos o capitalismo/liberal não se fazia notar pela sociedade, que era excluída das decisões e benesses de um estado livre, por ter um governo ainda atrelado a tradições coronelistas dos grandes proprietários de terras.
o que vemos no mundo real é que o marxismo virou lenda, se fala mais dele nos meios acadêmicos, do que de suas resultantes reais ,no século XX.
Costumo falar com amigos filósofos, que o mundo foi durante muito tempo conduzido intectualmente por marxistas e comunistas de biblioteca, todos engomadinhos, tomando seu Scott 12 anos, e falando de cuba, Romênia, angola, Moçambique, e outros.
Gostaria de ver só por um dia, Chico Buarque de Holanda, José Dirceu, Dilma roussef, a refinada marta Suplicy, cortando cana, vivendo com um salário de 20 dólares mês, ou sob o olhar atento de Lênin, Stalin e mais sob a loucura de Nicolai ceaucesco.
Ai sim veria como realmente eles pensam do alto de seus milhões, grandes apartamentos e mansões, eu pagaria pra ver.
A sociedade já não suportava o regime oligárquico vigente, e a essa multidão de descontentes mobilizaram-se também a militar oligárquica. No Rio de janeiro houve a revolta dos marinheiros que protestaram contra os baixos soldos e os castigos físicos ainda impingidos a sua classe (revolta da chibata, 1910). Os anos 20 foram marcados pelo tenentismo e o surgimento da coluna prestes, que atravessou todo país pregando mais participação popular, no contexto político social e econômico Brasileiro e a criação do partido comunista.
Todas essas manifestações eram um aviso claro de que mudanças deveriam acontecer dentro do sistema de Estado. O Brasil não era mais um país totalmente rural, surgia nos centros urbanos uma nova classe, o operariado, principalmente das indústrias instaladas no estado de são Paulo.
Marx pregava a ditadura do proletariado, advinda de uma luta de classes, e para isso seria importante um capitalismo/liberalismo forte para que a transição após a tomada do poder pelos proletários se tornasse mais fácil rumo ao socialismo e posterior chegada ao comunismo.
Por auto governo deve-se subentender governar a si mesmo, o que nenhum país marxista jamais permitiu a nenhuma das sociedades por eles dominadas, vide o caso da Tcheco-eslováquia, onde Alexander Dubcek ousou, querer um mínimo de independência de moscou, e morreu como jardineiro, pobre e derrotado apenas por ter uma opinião divergente.
o grande gargalo enfrentado para a matriz que dominou o mundo acadêmico no século XX ,a matriz marxista, foi exatamente sua deturpação pelos carrascos de moscou que criaram uma guerra sem fim com o mundo liberal,criando uma corrida armamentista sem precedentes na historia, e gastando o dinheiro da sociedade financiando governos fantoches em todo o mundo, vendendo a ilusão de que o mundo um dia seria igualitário, seja no socialismo ou no comunismo, isso foi por terra com o fim da URSS, e seu desmembramento e dezenas de países, o pesadelo acabou, e a Rússia ainda sendo um grande e vasto país, e hoje visto na comunidade internacional como um país onde impera a corrupção e inépcia do Estado em prover, meios dignos de sobrevivência a seus cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário