segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A evolução economica do Brasil

"A economia brasileira teve condições relativamente favoráveis para reagir positivamente ao estímulo da substituição de importações". Diga se concorda ou não com essa afirmativa, justificando sua posição.

Sim, porque em 1929 houve uma crise mundial que causou o desabastecimento interno, com essa falta de produtos dentro do pais havia demanda interna e também já havia toda infra-instrutora favorável vindo da cafeicultura

6.
A crise de 1929 gerou um longo período de depressão em nível mundial ao longo dos anos 30. Face à retração mundial da demanda de café decorrente dessa crise, o governo brasileiro adotou uma política cambial de desvalorização da moeda a fim de reduzir o impacto negativo sobre as exportações. Embora esta política fosse destinada a garantir os interesses dos cafeicultores, ela acabou por favorecer um importante surto de industrialização capaz de mudar o pólo dinâmico da economia da agricultura para a indústria. Explique de que forma a política cambial adotada contribuiu para o desenvolvimento do setor industrial.

 Facilitou a exportação e dificultou a importação. Adotou políticas para beneficiar os cafeicultores, mas ao mesmo tempo ajudou a indústria,pois como os produtos importados ficaram mais caros incentivando a produção interna dos mesmos.


1.
Mostre a extensão e a natureza da intervenção estatal na execução do Plano de Metas do Governo Kubitschek. Discuta a necessidade dessa intervenção.
A necessidade de intervenção foi que como não houve interesse do setor privado em investir nos setores de infra-estrutura básica, esse papel coube ao governo. A extensão foi que o governo investiu através de empréstimos externos

6.
Indique quais foram os objetivos do Plano de Metas, os instrumentos utilizados e a estratégia adotada pelo Plano para a consecução de seus objetivos.
 Os objetivos era intensificar a industrialização com investimentos nos setores de bens de consumo infra-estrutura, bens de capital e bens duráveis.
O instrumento era desenvolvimento era desenvolver um setor para proporcionar o desenvolvimento do outro. Exemplo, com o desenvolvimento da industria automobilística desenvolvia a industria auto peças.
As Estratégias era crescer 50 anos em 5.






1. Para a equipe econômica do Primeiro Governo Militar a inflação era o principal problema da economia brasileira. No Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), foram identificadas as seguintes causas da inflação:

(a) os déficits públicos;  Porque o governo emitia moedas para financiar .

(b) a expansão do crédito às empresas; As taxas de juros estavam baixa e isso incentivava o consumo.

(c) as majorações institucionais de salários em proporção superior ao aumento de produtividade.  Porque estava aumentando muito o poder de compra da população.

Mostre como esse diagnóstico se inseria dentro das explicações então disponíveis para o fenômeno inflacionário. Descreva a política antiinflacionária implementada no governo Marechal Castelo Branca e avalie seus resultados.

Foram adotadas políticas monetárias e fiscal restritiva,  aumentando as taxas de juros e de impostos. Para diminuir o poder de compra da população foi adotado política de aumento salarial anual.


A) 1. A evolução da economia brasileira na segunda metade dos anos setenta foi, em parte, condicionada pela implementação do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) formulado em 1974 e parcialmente implementado pelo governo Geisel. Qual foi o diagnóstico da economia brasileira que fundamentou esse plano e qual a estratégia de desenvolvimento proposta?
Identifique os principais problemas na implementação do II PND. Avalie a política econômica do governo Geisel levando em consideração não só seus resultados no período, mas seus efeitos sobre a evolução posterior da economia brasileira.

O objetivo era dar continuidade ao crescimento ocorrido durante o 1 PND (milagre). A estratégia de desenvolvimento proposta pelo 2 pnd era desenvolver os setores de bens de capitais e insumos básicos. Os problemas enfrentados foram a falta de apoio político e o financiamento do processo. A avaliação dos dois planos é Quando o 1 PND foi implantado o PAEG já tinha feito varias reformas institucionais que possibilitou o seu sucesso. Existia também uma capacidade ociosa no setor industrial diferentemente do período anterior a implementação do 2 PND. O 2 pnd não deu certo, os seus efeitos  foram  a deteorização das contas externas, aumento de inflação, aumento da divida externa e aumento do déficit publico. A economia voltou a uma situação critica chegando ao fim do governo militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário