segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Atividades de aprendizagem

Atividades de aprendizagem
1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação,
competição e outro de conflito. Escreva uma pequena
justificativa para ter selecionado cada uma das situações
identificadas.
R:Como trabalho em uma área de manutenção mecânica, observei que o ambiente ergonômico espacial de nosso local de trabalho estava abaixo do mínimo necessário para que desenvolvêssemos nosso trabalho sem o risco de acidentes, entrei em contato com o técnico de segurança do trabalho responsável pela tomada de decisões, reunimos nosso grupo de mantenedores mecânicos e traçamos uma meta a ser atingida a curto prazo(A limpeza e organização do ambiente de trabalho),médio prazo(a manutenção do ambiente sempre saudável,tanto na parte material, quanto nas relações interpessoais),a longo prazo a melhoria da prestação de nossos serviços.
Fixamos respectivamente os prazos de 60 dias, 120 dias e 180 dias para avaliarmos os resultados, no final do tempo estipulado todas as metas foram alcançadas, e fomos parabenizados pelo secretario responsável pelo nosso setor, pela iniciativa pioneira e que  mostrou plausível de ser implementada.
5) Indique um output na área da política de educação. Descreva que
feedback ele gerou, ou seja, qual o seu impacto sobre o sistema e seus inputs.
R:O que me ocorre no momento foi a implementação e o reconhecimento pelo MEC dos cursos a distância no país, através de ações bem elaboradas que permitiram o acesso ao ensino superior de parcela significativa da população, com um crescimento vertiginoso nos últimos anos.
O feedback(impacto,retroalimentação) gerado por tais políticas foi o lançamento de um novo olhar sobre a educação, com a utilização de novas ferramentas, o uso sistemático da internet através de plataformas de ensino, de fácil compreensão e manuseio por parte da classe de estudantes interessados.
Por meio do ensino a distância o trabalhador tem uma chance real de ascensão  educo - profissional, pois a mesma lhe permite adequar  seu tempo, e sua interação com seus objetivos para que alcance o sucesso almejado,tudo isso em seu ambiente preferido, casa ,lan house  etc.
6) Leia o texto Conflito no Pará aguarda ação do governo. Cresce
tensão na gleba Nova Olinda, onde omissão dos governos acirra
atritos entre comunidades, madeireiros e grileiros. Até quando?
Disponível em: <http://tinyurl.com/y8vzsyp>. Identifique e caracterize
os atores envolvidos, conforme o quadro abaixo:



Ator
Preferência
Recursos de poder
Madeireiros
Exploração ilegal de recursos da floresta sendo, vegetais ou minerais, bem como tomar posse de forma irregular de terras do governo (grilagem)
Grande poder político, social econômico, além do poder coercitivo ilegal, através de pistoleiros.
Trabalhadores Rurais
Buscam serem assentados de forma legal em terras do governo.
São em sua maioria participantes do MST, que através de manifestações ,passeatas e ocupações, buscam chamar a tenção do governo federal para o problema da reforma agrária.
Índios
Teoricamente os guardiões da floresta,entretanto pouco fazem são tutelados pelo estado e enganados pelos grileiros.
Possuem na FUNAI, o interlocutor de suas demandas junto ao poder publico.
ONGs
Defesa da biodiversidade da floresta.
Apoio da mídia mundial a suas demandas, grande poder financeiro advindo de doações vindas de todo o mundo, maior representante é o Greenpeace.
IBAMA
Órgão de fiscalização e regulamentação da utilização dos recursos florestais.
A lei, porém nas ultimas décadas tem se revelado um reduto de corruptos, que nada fazem diante do avanço dos desmatadores da floresta, por vezes até facilitando mediante propina suas ações.



7) Faça um levantamento dos conceitos que foram novidade para você nessa Unidade. Faça uma síntese deles. Discuta com seus colegas de turma e com seu tutor.
R:Inputs= demandas ou entradas,outputs= soluções ou saídas,Withinput de demanda= gerado dentro do sistema,Withinput de apoio= passivos ou ativos,Black Box=caixa preta,policy cicle=ciclo das políticas,feed back= impacto, retroalimentação, Free rider= pequenos grupos,street-level bureaucracy=burocracia a nível de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário