terça-feira, 9 de agosto de 2011

As matrizes

mbora concorde parcialmente com seu ponto de vista, não posso deixar de fazer uma pequena explanação sobre o que ao meu ver fez ruir o império da URSS.
O plano inicial da revolução russa era voltar totalmente para os ideais de Karl Marx, entretanto como nem tudo que reluz é ouro, inebriados pelo poder recém adquirido, os vencedores se esqueceram da máxima da matriz marxista; tem que se construírem as riquezas, chegar-se ao estagio socialista, para só depois, desaguar no comunismo.
Como não eram unanimidades dentro da própria Rússia, Trotsky, Lênin e Stalin, tiveram que primeiro tomar o domínio, político econômico e social, dentro de suas próprias hostes, em nome do qual, cometeram atrocidades inexeqüíveis, massacrando populações inteiras de quem não lhes era simpático.
Em um segundo momento trataram de anexar a seus territórios, todos os países circunvizinhos.
Hora, com o aumento significativo de sua população como fariam para gerenciar a demanda por bens de consumo, serviços, e alimentos, sem um modelo a ser seguido, já que foram os pioneiros a seguir a teoria da matriz marxista?
Para cobrir a deficiência na produção de alimentos criaram-se na URSS, as fazendas coletivas, fazendo uma grande migração interna visando apenas o bem estatal.
Mas essa decisão não se mostrou de efetiva assertiva quanto a relação do Estado total com o mercado, já que sem a livre concorrência e com a economia voltada apenas para o interno,não tardou acordarem os mandatários russos a ver, desmoronar seu castelo de sonhos utópicos.
Chego a conclusão cara amiga, que a falta da livre concorrência, a escassez de alimentos, e a sociedade praticamente escravizada, não causou nenhuma surpresa o desmanche da URSS, era apenas uma questão de tempo.

"Socialismo é um modo de produção (forma determinada em um dado momento histórico da humanidade de produzir-se a vida, suas variações significam formas diferentes de relação homem-natureza e homem-homem).

Socialismo também é a denominação genérica de um conjunto de teorias sócio-econômicas, ideologias e práticas políticas que postulam a abolição das desigualdades econômicas entre as classes sociais, ou a completa abolição do conceito de classes. Incluem-se nessa denominação muitas correntes ideológicas, incluindo o socialismo utópico, a social-democracia, o socialismo científico (socialismo marxista), o comunismo, o anarquismo e o socialismo aristocrático.

Várias das discussões socialistas resgataram a questão da igualdade econômica formulada pela noção de Comunismo que surgira na Antigüidade com Platão. Em A República, Platão defende a propriedade comum dos bens para anular o conflito entre o interesse privado e o Estado".

Fonte: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/socialismo
 como podemos observar no texto acima citado, o socialismo encontra-se engendrado em diversas nuances, algumas realistas, outras cientificas, e as utópicas, infelizmente para o mundo creio eu, o verdadeiro espírito comunista/socialismo, não vingou, seja por incompetência de seus governantes, seja pela pressão sem limites da matriz liberal que predominou no século XX em todo mundo.
O que podemos observar sem medo de errar, e que sem liberdade, sem direito a propriedade, sem direito a escolher seus governantes, a tendência creio eu natural, e tais países estarem fadados ao desaparecimento, sepultando o que talvez fosse o modelo de sociedade igualitária sonhado por todos.

As múltiplas variantes de socialismo partilham uma base comum que é a transformação do sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, numa nova e diferente ordem social. Para caracterizar uma sociedade socialista, é necessário que estejam presentes os seguintes elementos fundamentais: propriedade social dos meios de produção, o monopólio do comércio exterior e pela planificação econômica.
fonte:http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/socialismo
Dentro do fragmento citado acima, vemos que a pátria matter do socialismo/marxismo, foi a URSS, que apesar de lançar milhares de cartilhas ensinando de como ter sucesso seguindo Marx, não fizeram a lição de casa, ai esta um dos principais motivos do desmoronamento do império socialista soviético, hoje Cuba resiste como o ultimo bastião do marxismo no mundo, contando com a ajuda de países ainda simpatizantes,da ditadura paupérrima comandada pelos irmãos castro, onde tudo falta, e tudo contra o que ele disse ter lutado, voltou a ser norma, cuba é hoje quintal e prostibulo de turistas dos EUA, uma lei para os cidadãos da sociedade cubana, outra para os yankes
.
Entre os críticos do socialismo podemos citar o economista Ludwig Von Mises, que define o socialismo como sendo um sistema econômico em que um indivíduo ou grupo de indivíduos de uma sociedade controla todos os outros indivíduos através da coerção e compulsão organizada".
No aspecto político, o socialismo, tal qual qualquer sistema de classes, tem um Estado para garantir o domínio da classe proprietária sobre as demais (ex.: o feudalismo tinha uma estrutura estatal que garantia o domínio dos senhores feudal; o capitalismo tem um estrutura estatal que garante o domínio dos capitalistas).

fonte:http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/socialismo
Como todo regime ou sistema de governo o socialismo não foge a regra, entre os iguais, existem os mais iguais, ou seja, uma elite mandando e a plebe rude, sendo aviltada em seus direitos mais fundamentais, fora não ter o direito fundamental da própria liberdade que é tutelada, por um estado opressor, e ditatorial.
A situação nos países de matriz marxista, para o povo sempre houve o racionamento de todo tipo de bem ou serviço, enquanto os membros do politburo se esbaldavam em festanças, viagens, e a roubalheira.
o sonho de muitos, desvarios de poucos,podemos ate sonhar, no entanto enquanto formos governados por homens e suas incongruências, e dominados por todos os pecados do mundo, além dos sete capitais, estamos fadados a sermos explorados,maltratados na acepção da palavra, e a vivermos de sonhos, se é que isso seja possível
.
Deu-me um pequeno estalo de lucidez vendo a postagem do amigo Carlos André, estamos falando embora com muita propriedade apenas de um lado perdedor, na luta entre as matrizes liberal e marxista, no caso a união soviética, nos esquecendo do gigantismo atingido pela china nas ultimas décadas levando-a de uma potencia militar, atrasada, de população rural, com uma indústria obsoleta, com uma ditadura comunista renitente(o que ainda persiste), a ser hoje a segunda economia do mundo, com um crescimento calcado sobre os pilares de um mercado competitivo,inovador, em uma guinada sem precedentes na história, talvez só podendo ser comparada a revolução industrial.
cito alguns dados informações:
A China é um país de economia planificada, isto é, controlada pelo estado segundo os princípios socialistas. Com a morte do presidente Mao Zedong (Mao Tsé-tung), a economia passou por um processo de modernização e liberalização, visando mais eficiência e melhor aproveitamento dos recursos.

Organização econômica:
O novo regime instaurado em 1949 procurou transformar a sociedade e a economia com a socialização dos bens básicos: a terra, a indústria e as fontes de energia. Eliminada a propriedade privada dos meios de produção, o objetivo seguinte foi o desenvolvimento produtivo e a industrialização, contando apenas com os recursos internos. Isso se realizou com a planificação da economia a médio prazo e com os planos qüinqüenais.

Contudo, a partir de 1978, pouco depois da morte de Mao Zedong, a política econômica tomou novo rumo, cujo objetivo prioritário era modernizar o país. Deixou-se de lado o mito da auto-suficiência econômica e intensificaram-se as trocas comerciais com o Japão, a Europa e os Estados Unidos. Além disso, houve mudanças no sistema de gestão industrial e o sistema de comunas camponesas foi complementado com a criação de pequenos lotes privados.

Não há como falar da URSS, sem citar os planos qüinqüenais dentro da sua planificação, e a luta dos bolchevics para saírem vencedores na queda de braço com o liberalismo ocidental.
Para tanto ouso citar entrevista de um estudioso americano sobre o assunto.
Entrevista com Harry Magdoff.
A realidade dos planos qüinqüenais.
MAGDOFF: Isso foi no início. Começaram a planificação. Sobreviveram à guerra civil, muitas guerras civis, em que a sua economia foi "lançada no inferno”. Não existiam trabalhadores, as fábricas estavam vazias, os melhores trabalhadores ou foram assassinados ou estavam ocupados com os assuntos governamentais, de forma que o problema da retomada da produção era extremamente importante. Seu plano temporário, que denominaram de novo plano econômico, abriu certas portas, mas acabou indo contra as necessidades do povo.

Então os economistas esboçaram três planos. Um era baseado numa visão muito prática de quais eram os limites de suas reservas, e os recursos necessários para impulsionar a economia. Este plano representava a visão mais realística do que poderia ser feito. Havia um segundo plano que postulava que se poderia fazer um uso mais eficiente dos recursos. E um terceiro plano, esboçado sem levar em contas os recursos, com base na força de vontade das pessoas e no seu desejo de agir. Este último prometia maiores conquistas. Foi o menos conservador dos planos, e assumiu uma grande responsabilidade sem levar em conta os limites existentes.

Agora, a decisão de qual plano escolher foi tomada não pelos planificadores ou economistas, mas sim pela comissão política do partido, que escolheu o terceiro. Esse plano, que dependia em grande medida do apelo ao voluntarismo do povo, rapidamente revelou-se satisfatório em algumas áreas. A partir disso, a Comissão Política decidiu que o plano poderia ser cumprido em quatro anos e meio, mesmo que ainda houvesse sérias objeções acerca da possibilidade de cumpri-lo em cinco anos!

Para cumpri-lo em menos de cinco anos, ou em cinco anos, requeria, em um sentido, uma militarização da economia. A militarização pode ser uma grande palavra, mas a mobilização econômica tomou a forma de um economia de guerra. Diretores fortes, pressionando as pessoas ao extremo, perseguindo aqueles que não produzissem por várias razões, culpando-os como indivíduos: o esforço tomou a forma tanto de uma economia de guerra como de um sistema político em que as diretrizes eram impostas do alto. Essas diretivas tinham de ser cumpridas; não eram postas em discussão, não era uma questão de tentativa e de erro. Tudo tinha de ser feito, e ser feito às pressas e sob mão de ferro; pois se tratava da grande conquista. Da mesma forma, os agricultores foram forçados à coletivização.

Para alcançar a sua meta, era necessário um esforço especial que exigia o máximo de recursos existentes, mais especificamente utilizando toda a mão-de-obra disponível. Isso dependia da produtividade do trabalho e da extração de matérias-primas. Dependia também do incremento da maquinaria, sem levar em consideração os custos de reparos das máquinas existentes e de sua substituição. “A pressão para agilizar o desenvolvimento tornou-se maior com a ascensão do fascismo e o perigo de guerra”.
fonte:http://resistir.info/mreview/magdoff_54_port.html
como podemos verificar nas palavras de magdof, vontade não faltou ao povo russo, sim lideranças com uma visão mais aguçada sobre o que seria real e portanto possível, e o que seria utópico, ou seja apenas sonho.

Boa noite, vendo agora ha pouco um telejornal, vi não com surpresa mas sim com um sentimento de indagação de como a China conseguiu em uma geração sair de ser um país rural, atrasado e de uma política medíocre, ser hoje uma gigantesca economia de mercado,o país que mais cresce no mundo, com obras de infraestrutura que durarão algumas ate 10anos, como a maior hidrelétrica do mundo.
Segue mais alguns dados sobre a China:
Agricultura, pecuária e pesca. Os chineses têm praticado a agricultura no mínimo há três milênios. Depois da revolução, o governo procurou aumentar a produção agrícola para atender as necessidades da população sem recorrer às importações. A exploração do campo foi organizada em comunas, cujo tamanho e riqueza variavam de acordo com a região. No fim do século XX, dois terços da população se dedicavam às atividades primárias da economia.

A necessidade de aumentar a produção exigia maior rendimento das áreas cultivadas, cujos solos estavam depauperados após séculos de utilização intensiva. Com essa finalidade, já na década de 1960 a terra passou a ser adubada com fertilizantes químicos e o curso dos rios foi alterado; as secas passaram a ter menos impacto e construíram-se canais, barragens e muros de contenção para atenuar os efeitos das inundações.

A China apresenta grande variedade de regiões agrícolas. As terras mais férteis estão no sudeste e no centro do país. As regiões do norte e do oeste têm zonas de cultivo que se estendem pelos sopés dos maciços montanhosos.

As culturas mais importantes são as de cereais, de que a China é um dos maiores produtores do mundo. Destacam-se o arroz, no sudeste, e o trigo, o milho e a soja. Também são importantes as culturas de hortaliças (batata-doce e batata-inglesa) e de produtos de uso industrial como o algodão. Cultivam-se ainda plantas tropicais como o amendoim, o chá e a cana-de-açúcar.

A importância da pecuária é relativa, pois quase toda a terra disponível é dedicada à agricultura. As criações mais importantes são as domésticas (patos e porcos), em que a China ocupa um dos primeiros lugares. O gado bovino (búfalos) e o eqüino é utilizado para tração nas atividades agrícolas. A criação extensiva ou nômade (ovelhas e cavalos) ocorre nas regiões que não comportam agricultura: a oeste de Xinjiang, na Mongólia Interior ou no Tibet.

O peixe tem lugar de destaque na alimentação dos chineses:
A pesca fluvial é muito importante, praticada nos rios, canais, arrozais, lagos e até nos charcos e zonas pantanosas. A pesca costeira se faz com embarcações artesanais (barcos a vela e a remo), enquanto as embarcações motorizadas são reservadas quase exclusivamente à pesca em alto-mar. A China é um dos primeiros países em volume de pesca.

fonte;Wikipédia.economia/china

O pensamento de Karl Marx, não custa citar um trecho do que dizia  sua obra:
 A dialética marxista postula que as leis do pensamento correspondem às leis da realidade. A dialética não é só pensamento: é pensamento e realidade a um só tempo. Mas, a matéria e seu conteúdo histórico ditam a dialética do marxismo: a realidade é contraditória com o pensamento dialético. A contradição dialética não é apenas contradição externa, mas unidade das contradições, identidade: "a dialética é ciência que mostra como as contradições podem ser concretamente (isto é, vir-a-ser) idênticas, como passam uma na outra, mostrando também porque a razão não deve tomar essas contradições como coisas mortas, petrificadas, mas como coisas vivas, móveis, lutando uma contra a outra em e através de sua luta." (Henri Lefebvre, Lógica formal/ Lógica dialética, trad. Carlos N. Coutinho, 1979, p. 192). Os momentos contraditórios são situados na história com sua parcela de verdade, mas também de erro; não se misturam, mas o conteúdo, considerado como unilateral é recaptado e elevado a nível superior.
se considerarmos que fascismo e socialismo são faces de uma mesma moeda, então houve sim uma grande influência da matriz socialista no Brasil, sobretudo no Governo de Getulio Dornelles Vargas, quando foi implantada no Brasil a CLT(consolidação da leis do trabalho) que normatizavam as relações empregados/empregadores, o surgimento do partido comunista brasileiro, e as primeiras greves classistas, tudo isso a partir dos anos 30.
Convém citar o texto abaixo:
"A defesa de um Estado forte, regulador e intervencionista nunca esteve presente na agenda da direita e sim da esquerda e do mais tacanho pensamento revolucionário. O fascismo é um movimento de esquerda por definição e existe farta literatura analítica sobre o tema. O próprio Mussolini foi um voraz leitor e admirador do filosofo e sociólogo  Karl Marx. Mesmo quando foi expulso do partido, suas palavras foram: “Sou e sempre serei um socialista”. Palavras ditas pelo próprio Duce"
Seguindo a linha de raciocínio que implementei no inicio de minha participação...
Segue a citação:

"Lindolfo Collor foi o primeiro ministro a assumir a pasta na criação do Ministério do Trabalho em 1930. Estava cercado de assessores socialistas muito simpáticos ao regime marxista russo, entre os quais, Joaquim Pimenta, Evaristo de Moraes e Agripino Nazaré. Foram os criadores das primeiras leis trabalhistas inspiradas exatamente no modelo fascista o que comprova que estavam  cientes de que fascismo e socialismo são lados da mesma moeda.

O Fascismo no Direito do Brasileiro é, portanto, leitura obrigatória para todos os profissionais que atuam na área trabalhista, profissionais de RH, estudantes de Direito, Ciências Humanas e pesquisadores do tema. Enquanto na Itália, o fascismo foi devidamente sepultado e o país prosperou e avançou nas relações do trabalho, por aqui, a mão pesada do Duce ainda assombra e faz misérias entre as páginas dos 922 artigos das Consolidações das Leis do Trabalho".
os seguintes países tomaram o direcionamento da matriz socialista, Iugoslávia, Coréia do Norte, Vietnã, Laos, Camboja, Cuba, Angola e Moçambique.Que por estarem atrás da cortina de ferro, ficaram sob o controle da as URSS, em vista de sofrerem muita pressão dos estados unidos em vista da guerra fria, então vivendo seu auge com esferas de influência bem definidas.

Sob minha ótica o fato que mais marcou como influência da matriz socialista no Brasil foi o golpe militar de 1964, perpetrado contra o governo de João Goulart(Jango),sob o pretexto de que seu governo estava se virando para o lado comunista.
Ai todo o resto é a historia que muitos viveram, outros ouviram dizer, mas todos sentiram na pele o que é viver sob um regime ditatorial militar, terrorista, que com o apoio da elite brasileira bem como da classe média, em seu momento inicial, perpetrou atrocidades inomináveis, assim como tomou conta de todas as funções as que seriam ,independentes entre si, em uma matriz liberal.
Só a partir da vitória da Revolução Bolchevique na Rússia em outubro de 1917, é que as idéias de Marx e de Lênin começam a exercer uma maior influência em nossa intelectualidade de esquerda, culminando nos anos 20 com a formação, no Sul e Nordeste do país,  de vários grupos comunistas. São esses grupos comunistas que serão os responsáveis, em março de 1922, pela formação do Partido Comunista Brasileiro. Embora as tendências social-democrata e anarquista continuem a influenciar trabalhadores e intelectuais, será o  PCB que exercerá a hegemonia sobre o movimento operário  e socialista em nosso país até os primeiros anos da década de 60 do século passado.
 Fonte: Aluizio Franco Moreira
/www.moreira.pro.br

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) é a agremiação partidária que alcançou maior longevidade na história política do Brasil. Fundado em 1922, na esteira da euforia mundial socialista provocada pela Revolução Bolchevique, vitoriosa na Rússia em 1917.
Fonte; scielo.com.br

Talvez a influência mais significativa da matriz social/marxista na política brasileira tenha se dado de forma mais ou menos indireta, pois a ligação do vice presidente, do governo Janio Quadros, João Goulart, com os revolucionários cubanos, foi a pedra fundamental, para o golpe militar de 1964, com os resultados funestos que hoje sabemos.
, dentro de um quadro evolutivo, assim como aconteceu em todo mundo ,para o bem ou para o mal a matriz social/marxista, influenciou de forma dinâmica e andamento, todas as ações políticas, após o fim da monarquia e dos governos oligárquicos, presto aqui uma singela homenagem, aquele que um dia foi chamado d o cavaleiro da esperança, por sua luta e abnegação em prol de um governo mais justo, um verdadeiro idealista.
Aliou-se aos comunistas em 1931, viajando para a União Soviética, a Meca do Socialismo. Voltando ao Brasil, em 1934, estava casado com Olga Benario, comunista alemã que fora a primeira mulher de sua vida. Getúlio Vargas estava no governo e a Aliança Nacional Libertadora, que Prestes assumira, tentou fazer uma insurreição comunista. Com o fracasso, Luís Carlos foi preso, em 1936, e viu sua mulher, judia, ser entregue ao governo alemão. Depois de nove anos preso, Prestes subiu ao palanque ao lado de Vargas. Chefe do PCB eleito Senador, participou da Constituinte em 1946, mas foi para a clandestinidade em 47, quando o registro do Partido Comunista foi cassado. Retornou às atividades políticas em 1960, porém, o golpe militar de 64 devolveu-o à clandestinidade, privando-o de direitos políticos por 10 anos. Colocando-se contra a luta armada, provocou o racha do PCB, quando a ala de Carlos Marighela partiu para a guerrilha urbana. No auge do anticomunismo, em 1971, Prestes radicou-se na União Soviética, permanecendo lá até a anistia de 79. Quando voltou ao Brasil, não conseguiu mais liderar o PCB e perdeu a secretária-geral em 1983. Morreu em 1990.
Fonte: http://www.culturabrasil.org/prestes.htm

No final dos anos de 1970 e começo dos anos de 1980, surgi no ABCD ( região mais industrializada do Brasil), um movimento ,que a partir de um sindicato classista, liderados por um então dirigente de nome,Luis Ignácio, ousou enfrentar a proibição da ditadura militar, e empreenderam uma greve monumental e histórica, com o apoio da elite paulistana, do clero, e de setores do exercito descontentes com os rumos da dita revolução de 1964.
Como detalhe, para resumir, este movimento virou partido político (PT), chegou ao poder, e tem em seus quadros dezenas de ex guerrilheiros, só para citar, a atual presidente do país, Dilma Rosseuf, Jose Dirceu, Jose Genoino, e outros.
Que moraram, ou fizeram treinamento de guerrilha em cuba.
Bom dia o texto que citarei abaixo, deixará bem claro, os conceitos e quais eram as metas dos revolucionários em todo o mundo que adotaram a matriz marxista:

Introdução 
Do ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, dever-se-ia passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria.
Características do socialismo 
Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo. 
Sabe-se que as desigualdades sociais já faziam com que os filósofos pensassem num meio de vida onde as pessoas tivessem situações de igualdade, tanto em seus direitos como em seus deveres; porém, não é possível fixarmos uma data certa para o início do comunismo ou do socialismo na história da humanidade. Podemos, contudo, afirmar que ele adquiriu maior evidência na Europa, mais precisamente em algumas sociedades de Paris, após o ano de 1840 (Comuna de Paris). 
Na visão do pensador e idealizador do socialismo, Karl Marx, este sistema visa a queda da classe burguesa que lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Segundo ele, somente com a queda da burguesia é que seria possível  a ascensão dos trabalhadores. 
A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento, com os mesmos ganhos e despesas. Alguns países, como, por exemplo, União Soviética (atual Rússia), China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas idéias no século XX. A mais significativa experiência socialista ocorreu após a Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques liderados por Lênin, implantaram o socialismo na Rússia.
Porém, após algum tempo, e por serem a minoria num mundo voltado ao para o lucro e acúmulo de riquezas, passaram por dificuldades e viram seus sistemas entrarem em colapso. Foi a União Soviética que iniciou este processo, durante o governo de Mikhail Gorbatchov (final de década de 1980), que implantou um sistema de abertura econômica e política (Glasnost e Perestróica) em seu país. Na mesma onda, o socialismo foi deixando de existir nos países da Europa Oriental. 
Atualmente, somente Cuba, governada pelos irmãos castro mantém plenamente o sistema socialista em vigor. Mesmo enfrentando um forte bloqueio econômico dos Estados Unidos, o líder cubano consegue sustentar o regime, utilizando, muitas vezes, a repressão e a ausência de democracia.
Correntes
Existem várias correntes do socialismo, entre elas as principais são: socialismo democrático, socialismo árabe, socialismo africano, comunismo, eco-socialismo, social anarquismo, social democracia, socialismo utópico, socialismo de mercado e socialismo revolucionário.
Obs.: alguém poderia me esclarecer qual o regime político da Coréia do norte.
Países socialistas:
Os chamados países socialistas abrangiam  um terço da população mundial antes do fim da URSS.
No início do século XX não havia nenhum país socialista, que adotasse uma economia planificada. O primeiro a fazê-lo foi a União Soviética em 1917, que acabou se dissolvendo na última década.
Após a Segunda guerra mundial (1939 – 1945), outros países se tornaram socialistas, como a Iugoslávia, Polônia, China, Vietnã, Coréia do Norte, Cuba, Albânia, Bulgária, Romênia, Checoslováquia, Hungria, etc.
O socialismo no Brasil surgiu somente no campo das idéias, não tendo qualquer   relação com a realidade sócio-econômica que vivíamos no final do sec. XIX. Tais ideais não surgiram aqui como produto das contradições  inerentes ao sistema capitalista principalmente na Europa de então. 
 Nesta época surgi no Brasil as primeiras menções sobre o socialismo, defendidas por, Abreu e lima, e Antonio Pedro de Figueiredo, por isso considerados os precursores desta matriz em nossas hostes.
Porém, vivíamos em meio a meios de produção arcaicos, baseados na monocultura da cana de açúcar, no escravagismo, sendo que  por essas razões não podemos colocar nosso país como capitalista.
Temos também que observar, fazendo duas observações pertinentes ao caso particular do Brasil, Nossos pensadores, colocou em um mesmo filão de idéias ao se tratar do socialismo: Fourier, Marx, Platão, Enfantin, Leroux, Cousin, Proudhon. Morus e Owen,  Mostrando claramente não estarem ainda totalmente a par do verdadeiro ideário social/marxista.
Por isso, não vemos na literatura da época, para citar apenas um caso, qualquer defesa ou menção a política escravagista brasileira, por nossos pseudos "socialistas", o que nos leva a crer que os mesmos eram no mínimo coniventes com essa aberração que manchou para todo sempre a história do Brasil, tendo um deles(Abreu e lima), que o escravagismo era um desígnio divino. No  final do século XIX e  inicio do século XX, é que sugiram a idéias socialistas  apresentadas de forma mais consistente  nas obras de Higino Cunha, Clóvis Bevilácqua, Tobias Barreto, entre outros, na justa medida em que foram sendo melhor compreendidas as diversas formas conceituais da matriz social/marxista.
Citando: 
"Surge ai na imprensa os primeiros periódicos  operários e socialistas,com maior clareza em termos reivicação em prol da classe trabalhadora.
Porém o que era mais forte por aqui era a influência anarco/facistas em voga na Europa, naquele momento histórico.
 Podemos mesmo afirmar, que enquanto a primeira tendência ficava circunscrita às atividades jornalísticas e suas ações se voltavam às discussões políticas acerca da democracia, de combate ao domínio oligárquico do poder, a segunda tendência se aproximava das massas trabalhadoras, desenvolvendo atividades políticas de contestação ao próprio sistema político e de luta em defesa da melhoria das condições de vida e de trabalho das massas trabalhadoras. Foi sob a influência do anarco-sindicaismo que aconteceram as primeiras greves operárias mais significativas dos primeiros anos do século XX, como as primeiras Conferências e Congressos Operários que não só mobilizaram várias categorias de trabalhadores, como também fez desencadear uma onda de repressão contra a classe trabalhadora e contra os formadores de opinião que atuavam na imprensa e nas associações operárias, defendendo os princípios anarquistas.

Só a partir da vitória da Revolução Bolchevique na Rússia em outubro de 1917, é que as idéias de Marx e de Lênin começam a exercer uma maior influência em nossa intelectualidade de esquerda, culminando nos anos 20 com a formação, no Sul e Nordeste do país, de vários grupos comunistas. São esses grupos comunistas que serão os responsáveis, em março de 1922, pela formação do Partido Comunista Brasileiro. Embora as tendências social-democrata e anarquista continuem a influenciar trabalhadores e intelectuais, será o PCB que exercerá a hegemonia sobre o movimento operário e socialista em nosso país até os primeiros anos da década de 60 do século passado".
fonte: yahoo answers.com.br 

Procurando apenas em se armar com o sonho bizarro de um dia tomar a parte sul da península, a coréia do norte e seu ditador escravizam sua sociedade, os deixa morrer de fome, e num rompante digno de patetas, megalomaníacos, se diz preparado a enfrentar as forças do ocidente, minha vó já dizia, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
uma breve citação sobre a coréia do norte:
A Coréia do Norte é um Estado uni partidário sob uma frente liderada pelo Partido dos Trabalhadores da Coréia.[12][13][14][15][16][17][18] O governo do país se autodeclara como seguidor da ideologia juche, desenvolvida por Kim Il-sung, ex-líder do país. Juche tornou-se a ideologia oficial do Estado quando o país adotou uma nova constituição em 1972,[19] apesar de Kim Il-sung estar governando seu país sob uma política similar desde, pelo menos, o início de 1955.[20] A Coréia do Norte é oficialmente uma república socialista, considerada por muitos no mundo todo como sendo uma ditadura totalitarista stalinista.[16][17][21][22][23] O líder atual é Kim Jong-il, filho do presidente eterno Kim Il-sung.
Fonte: Wikipédia enciclopédia livre.com
Uma historia pra contar:
Meados dos anos 60, uma velha senhora aguarda o trem que vai chegar e logo partir.
Na fria plataforma da então grandiosa estação de Ribeirão Vermelho, ela carregava em uma das mãos um velho e tosco pau de pitangueira, que ela carinhosamente chamava de cajado, na outra segurava com mãos firmes as pequenas mãos de um menino, que de tão extasiado mal ouvia ela dizer:se aquieta calango,olhos brilhando de tanta curiosidade ele olhava para todos os lados, capturava com seu olhar infantil cada movimento, cada descarga nervosa daquele monstro a arrastar alguns outros monstrinhos em sua cauda, e dizer em uma língua que ele desconhecia,piuiiiiiiiiiiiiii,piuiiiiiiiiiiiii,piuiiiiiiiii.
Repentinamente seus olhos ingênuos, se fixam na parede, centenas de fotos, gente jovem, sorridente, outros nem tanto ,alguma coisa escrita, sua curiosidade é maior, e ele pergunta,a velha senhora que segura suas mãos, que moços e moças são esses vóvó?, candidamente ela em sua sabedoria,retira o velho e surrado cachimbo da boca e responde melancolicamente, sonhadores meu neto, sonhadores, eles ainda não sabem ,mas já estão mortos,são comunistas.
O garboso chefe da estação da o sinal, embarcamos, a velha Maria fumaça,solta seu grito de partida e sai a serpentear pelos campos das vertentes, rumo a próxima estação.
Eu era feliz e não sabia.
Abraços e boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário