segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As matrizes liberal e socialista

Dentre as diversas modificações ocorridas nos continentes europeu e no continente americano em especial nos estados unidos da América no intercâmbio entre os séculos XVIII e XIX,houve o surgimento de novos conceitos que visavam teorizar sobre a rápida tomada de espaço do sistema capitalista,capitaneado pela revolução industrial.Isso colocou em campos antagônicos estudiosos filósofos e pensadores, que debatiam, alguns negando outros afirmando e ou opinando sobre  a ascensão do sistema capitalista, que apontava para uma nova relação política, econômica e social entre o capital e o trabalho.
O capitalismo em sua essência impressionava pelo novo olhar de como se racionalizar o fator custo beneficio como indispensável como gerador de riquezas.Isso certamente não trouxe para a sociedade como um todo fatores somente positivos.Mesmo com todo potencial desenvolmentista, e com a promessa de que todos os homens seriam colocados em condições igualitárias dentro da sociedade as novas políticas impostas pela burguesia fizeram surgir duas correntes antagonistas ante a nova realidade,o socialismo e o liberalismo.

A corrente liberal defendia os vários pressupostos que compunham essa nova realidade oferecida pelo capitalismo. Aprovavam o direito à propriedade privada, amplas liberdades no desenvolvimento das atividades comerciais e a igualdade dos indivíduos mediante a lei. Além disso, elogiavam a prosperidade do homem de negócios ao verem que sua riqueza beneficiava a sociedade como um todo. Dessa forma, ao acreditavam que a riqueza seria uma benesse acessível a todos que trabalhassem.

Com relação à miséria e as desigualdades, a doutrina liberal acredita que a pobreza do homem tem origem em seu fracasso pessoal. Para que pudesse superar essa situação de penúria, o pobre deveria ter uma postura colaborativa para com seus patrões tendo o cuidado em preservar os seus bens e dar o máximo de sua força de trabalho na produção de mais riquezas. Concomitantemente, lhe seria exigida paciência e fé enquanto virtudes que o ajudariam na superação de sua condição.

Partindo para a interpretação socialista, temos um outro tipo de compreensão que nega os argumentos liberais que tentavam naturalizar as desigualdades. O pensamento socialista, inspirado por pressupostos lançados pelo Rousseau, tenta enxergar esses problemas como conseqüência das relações sociais estabelecidas entre os homens. Seguindo tal linha, os socialistas passariam a realizar uma crítica ao comportamento assumido pelos homens em sociedade que estabelecia tais diferenciações.

Dessa forma, os argumentos que justificavam as desigualdades por meio do fracasso pessoal perdem terreno para o questionamento profundo de toda a lógica que formava a sociedade capitalista. Antes de apontar o progresso do capital como um benefício, os socialistas realizam uma investigação que vai detectar na oposição entre as classes sociais a força que opera grande parte dessas relações e problemas da sociedade.

Tendo suas bases lançadas, liberalismo e socialismo vão compor duas matrizes interpretativas distintas e, algumas vezes, opostas. Contudo, esses pressupostos serão posteriormente reinterpretados em um processo de compreensão da sociedade que, até hoje, apresenta novas possibilidades. Por isso, novos intelectuais se debruçam na mesma importante tarefa de se compreender, criticar e apontar alternativas para nossos moldes de desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário